“Foi concebido para oferecer um espaço de aprendizado e incentivar a criação, ao mesmo tempo em que serve como instrução vocacional e para aproveitar o tempo durante o período de férias de forma agradável e útil”, explicou Mercedes Muñoz, coordenadora da iniciativa, à Prensa Latina, sob o nome de Taller Primeros Píxeles (Oficina dos Primeiros Pixels).
O objetivo dessa iniciação é aproximar as crianças das ferramentas e conceitos básicos da fotografia, acrescentou Muñoz, que lembrou que essa iniciativa foi criada pelo centro em 2010, embora tenha sido interrompida durante os anos da pandemia de Covid-19.
“Estamos retomando a iniciativa este ano como parte do programa de comemoração do 40º aniversário do Instituto, que foi criado em 17 de outubro de 1983”, disse ela.
O curso ministrado pelo premiado fotojornalista Reno Massola inclui um workshop prático na histórica Finca de los Molinos, em Havana, um projeto botânico que abriga o Museu dedicado ao Generalíssimo Máximo Gómez, uma figura icônica das guerras de independência de Cuba contra o colonialismo espanhol.
Mercedes Muñoz observou que o workshop abordará o acesso e o uso das mídias sociais com conselhos para os pais da campanha “Mídete” do UNICEF, que visa ensinar aos pais como regular o uso das mídias sociais pelos filhos.
Para comemorar os 40 anos de trabalho do Ipijm, será realizado um programa de atividades variadas, incluindo um simpósio para o qual foram convidados jornalistas estrangeiros, intitulado “Confronto político e midiático na América Latina e no Caribe 200 anos depois da Doutrina Monroe”, disse à Prensa Latina a diretora de comunicações, Mariana Camejo.
Esse evento (https://wp.me/pLOjm-3jS) foi criado para analisar os recursos políticos, jurídicos e de mídia que estão entrelaçados em um confronto cada vez mais complexo.
mem/mh/bm