De acordo com o despacho, esta decisão foi tomada tendo em conta “a importância histórica mundial da vitória do povo soviético na Grande Guerra Patriótica”, e um Comitê Organizador da Vitória coordenará a preparação das celebrações, refere a nota.
O governo russo também está obrigado a elaborar um plano de celebração dentro de três meses, que inclui eventos solenes dedicados às batalhas decisivas da Grande Guerra Patriótica e “eventos com a participação de chefes de estado e de governo de outros países”.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia é instruído a “fornecer a assistência política e diplomática necessária para a celebração de eventos festivos”. Outros órgãos do governo federal e regionais também estão orientados a colaborar na preparação e celebração das festividades.
Putin repetidamente chamou o dia 9 de maio de um dia sagrado para o país. O chefe de Estado enfatizou que o patriotismo e a responsabilidade pelo destino da pátria são sagrados para os russos em geral.
lam/gfa/sg