Segundo o porta-voz militar em seu canal Telegram, os aviões atingiram as forças ucranianas com mísseis e bombas guiadas nas áreas do teatro de operações militares de Lisichansk, Soledar, Artiomovsk, Kalinovski e Marinski, todos na República Popular de Donetsk.
Astafiev relatou que as tripulações de caças-bombardeiros Su-34 destruíram os postos temporários da 81ª Brigada Aeromóvel do inimigo na região de Serebryanka, bem como as posições temporárias das 3ª, 22ª e 24ª Brigadas de Assalto ucranianas.
Durante as operações de contra-bateria, a artilharia russa destruiu vários morteiros inimigos de 120 milímetros perto das cidades de Serebrianka e Nevelskya, e também desativou vários obuses Akatsia, Krab, M777 e Gvozdika em Seversk, Tikhonovka, Kalinov e Krasnogorovka”, disse o porta-voz da artilharia russa.
A Rússia realiza desde 24 de fevereiro de 2022 uma operação militar especial que, segundo o presidente Vladimir Putin, tinha como objetivo atender a um pedido das autoproclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk para proteger a população das regiões de Donbass, no sudeste ucraniano.
Durante a operação militar, as forças russas assumiram o controle das regiões de Zaporozhye e Kherson, que passaram a fazer parte do território da Federação Russa, juntamente com Donetsk e Lugansk.
oda/gfa/cm