Pertencente à empresa Laboratórios Biofarmacêuticos (Labiofam), localizada nessa cidade, a fábrica processará esses produtos destinados a substituir as importações e expandir o desenvolvimento agrícola do país, especialmente para várias culturas, e poderá, no futuro, ampliar suas ofertas de exportação.
O engenheiro Díaz enfatizou que essa indústria foi projetada para beneficiar o trabalho agrícola cubano e que atualmente estão sendo feitos progressos na construção da estação de tratamento de resíduos, nas obras civis e nos banheiros, embora tenha havido um déficit de cimento, aço e componentes elétricos, o que influenciou a conclusão do investimento.
Ele indicou que, ao contrário das outras duas fábricas que desenvolvem bioprodutos no país, essa entidade tem uma linha de produção sólida, além da líquida, que permitirá a produção de pó molhável, o que facilitará o posicionamento no mercado internacional e a renda para a economia.
Reconhecido como uma questão de segurança nacional, o Complexo Industrial Labiofam Villa Clara agora é considerado um dos investimentos mais importantes na agricultura cubana.
O primeiro secretário do Partido Comunista na província de Villa Clara, Osnay Miguel Colina, reuniu-se hoje com gerentes, construtores e investidores e reconheceu seus esforços, apesar dos recursos limitados, principalmente devido à intensificação do bloqueio econômico e financeiro dos EUA contra a ilha.
ro/jfd/bm