A nova decisão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), na sequência das manifestações, reduz as taxas iniciais de terça-feira, que ascendiam a 15 mil guaranis (2,0601 dólares) no posto de controlo da cidade central de Ypacaraí.
Na sequência das manifestações, o executivo emitiu uma resolução que impõe um aumento das portagens de 100 porcento para todas as categorias de veículos, metade dos 200 porcento previstos na instrução oficial emitida na terça-feira.
Os manifestantes alegaram nas suas reivindicações ao MOPC que o impacto sobre os condutores do sindicato, com base nestas estatísticas, ascenderia a uma média diária de 30 mil guaranis (4,1201 dólares).
As mobilizações tiveram início na sequência de uma comunicação do Ministério dos Transportes que aumentou a quota dos veículos ligeiros de 5 mil guaranis (0,6867 dólares) para 15 mil guaranis (2,0601 dólares).
Camionistas e outros transportadores protestaram na terça-feira contra o que descreveram como o aumento “impressionante” das portagens para os veículos do sector.
O aumento das tarifas pelo MOPC atinge muito duramente os cidadãos, pois foi aplicado de forma inesperada e chocante, declarou o porta-voz da Central Obrera y Transporte del país, César Sotelo, citado pelo canal GEN.
Ia ser aumentado por fases, mas foi tudo de uma vez. Estão a brincar com os cidadãos, é demasiado abusivo o que estão a fazer.
Os que vendem tomates e ovos, o que é que vão ganhar, se tiverem que pagar 200% mais de portagens”, disse o representante do sector, enquanto o Mopc garante que o aumento “já estava previsto”.
Grupos de manifestantes – informou o dirigente sindical – vão manter-se mobilizados como expressão de protesto, aos quais se juntarão produtores, condutores de plataformas e outros grupos descontentes com o aumento, enquanto os dirigentes sindicais trocam impressões sobre o assunto na sede do Mopc.
O montante do aumento das portagens é aplicado por categoria a camiões, autocarros, tractores, veículos ligeiros (com ou sem reboque) e outros tipos de transporte com três ou mais eixos.
ro/apb/glmv