La Paz, 2 de ago (Prensa Latina) Uma das atrações da Feira Internacional do Livro que abre hoje em La Paz será a apresentação de “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, traduzido para o aimará, confirmou uma fonte oficial.
“Estamos publicando e apresentando Warawar Wawa, O Pequeno Príncipe em aimara, nos capítulos em aimara tem um QR onde fica o áudio da leitura”, disse a gerente executiva da Editora Estadual, Estela Machicado.
Ela acrescentou que, se a pessoa que lê nesse idioma original pode entender a pronúncia no áudio, também tem o acompanhamento do texto em espanhol no mesmo livro, inclui os desenhos originais e também com um código QR que eles podem acessar o áudio.
Segundo Machicado, esta será uma das obras-chave que o Editorial del Estado apresentará neste evento cultural.
Ela explicou que o Warawar Wawa faz parte da linha universal em línguas nativas que sua editora promove com o propósito de revitalizar as línguas nativas e para que o mundo as conheça.
Isso significa que este projeto planeja apresentar a obra traduzida para o guarani em setembro e a versão quíchua em outubro do corrente ano.
O Pequeno Príncipe é a obra mais famosa do escritor Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), publicada pela primeira vez nos Estados Unidos em abril de 1943, durante a Guerra Mundial.
David Pérez, presidente da Câmara Departamental do Livro de La Paz, assegurou em declarações à Prensa Latina que a feira incluirá a partir desta quarta-feira “uma frenética programação cultural”.
“Durante 12 dias teremos mais de 350 atividades com apresentações de trabalhos, conversas, colóquios, palestras e workshops, nos quais esperamos que La Paz e Alteños compartilhem tudo o que preparamos com muito cuidado nos últimos meses”, disse a agência de notícias.
A autoridade cultural antecipou que o presidente, Luis Arce, inaugurará a feira como nos últimos anos.
“Sabemos que durante o evento ele apresentará um livro publicado pelo Fundo de Cultura Económica de México que não foi divulgado na Bolívia, e do qual está sendo preparada uma edição especial aqui”, informou.
Referindo-se ao país convidado, o Reino Unido, comentou que vem com muitas atividades e traz como protagonista o escritor Joseph Quello, autor britânico de origem portuguesa.
“Ele é um especialista em literatura infantil, com muitos títulos e best-sellers na Europa”, frisou.
Pérez antecipou que Quello apresentará e divulgará seus trabalhos, e destacou que tem muito interesse em encontrar professores, crianças e jovens para trocar opiniões e conhecer a receptividade de sua proposta.
Acrescentou que este autor tem agendado atividades com crianças e jovens em escolas de La Paz e El Alto.
“Em suma -disse o chefe da câmara de comercio, “teremos muita atividade nestes 12 dias de feira”.
oda/jpm / fav