A situação é muito pior na região oeste do país onde, por exemplo, na Califórnia, o preço do combustível gira em torno de cinco dólares o galão, segundo a imprensa local.
O custo da gasolina tende a subir no verão, mas o calor extremo em muitos lugares piora as coisas, dizem os especialistas.
Há muitas refinarias que não estão preparadas aqui para trabalhar 10 ou 15 dias seguidos com temperaturas de quase 40 graus Celsius, alertam.
As previsões apontam para que os preços da gasolina mantenham uma tendência de alta nas próximas semanas, entre outros fatores devido aos cortes na produção de petróleo no Oriente Médio, que já elevaram o preço do petróleo bruto, o que o encareceu.
Além disso, uma temporada de furacões ruim também prejudicaria as refinarias na Costa do Golfo, elevando ainda mais os preços.
Em 25 de julho, a gasolina em todo o país subiu 4 centavos, para US$ 3,64 o galão, o maior aumento em um dia desde junho, informou a American Automobile Association.
No entanto, o combustível agora está mais barato do que há um ano, quando o preço médio no país ultrapassou cinco dólares o galão pela primeira vez no mesmo período de 2022, disse a federação.
Esses preços serviram de munição na época para os republicanos, que atacaram o governo do democrata Joe Biden e o partido no poder nas eleições de meio de mandato em novembro passado.
Os índices de aprovação de Biden atingiram seu nível mais baixo durante esse período e os oponentes culparam o problema pelas políticas energéticas supostamente fracassadas do presidente.
mem/dfm / fav