“O Leão rugiu em Guillermón! Depois de 11 anos, Industriales volta a uma final. Obrigado a Havana e Santiago por reviver o clássico, os estádios lotados, a conga, a rivalidade saudável. Que a paixão dure. Cuba merece”, escreveu o presidente no Twitter.
A equipe Industriales – representando a capital da ilha – venceu a sétima partida da semifinal no estádio Guillermón el Moncada de Santiago e disputará o título do torneio de beisebol da ilha com a equipe Las Tunas.
Com a vitória por 3 a 1, os Azules, máximos vencedores de campeonatos com 12 títulos, garantiram o retorno à final, após duas derrotas consecutivas que igualaram a série contra o Wasps.
O destro Raymond Figueredo (6.0 IP, 1CL , 4H, 5K e 2BB) fez a terceira largada no playoff contra o Santiago de Cuba e assinou sua segunda vitória, sem dúvida a mais importante para os Blues que enfrentarão o Las Tunas por o ouro.
Com o placar tão apertado, o bullpen teve protagoinsmo. Frank Herrera (2.0 IP, 2H, 2K) manteve a liderança e Juan Xavier Peñalver fez sua 15ª defesa ao segurar a última curva.
Foi mais um jogo tenso, no auge da rivalidade existente entre os protagonistas do clássico do beisebol cubano, decidido no quinto turno, quando os Azules pisaram na borracha duas vezes com quatro rebatidas, incluindo o tubey de Alberto Calderón e o imparável Yasmani Tomás, ambas as conexões rebocadoras das entradas de chave.
O abridor dos donos da casa, Alberto Bisset, sofreu o revés e somou três das quatro derrotas de seu time na série contra o Industriales.
A partir do próximo sábado, a final entre Industriales e Las Tunas começa no estádio Julio Antonio Mella, casa dos Lumberjacks.
Santiago de Cuba pendurou a medalha de bronze depois de um desempenho louvável na temporada.
mgt/mpp/cm