Segundo Mkhululi Mlota, diretor-chefe de Automotivo do Departamento de Comércio, Indústria e Concorrência, o plano de treinamento para melhoria da qualidade e produtividade (QPI, conhecido como Kaizen) nasceu de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Seu principal objetivo é melhorar a qualidade e a produtividade da África do Sul na fabricação de componentes do nível inferior da cadeia de valor automotiva, que também se estende aos setores de plásticos e metais, de acordo com Mlota.
Kaizen é uma experiência prática desenvolvida por meio de uma abordagem participativa, aprender fazendo, centrada no ser humano e orientada para o processo, explicou.
A formação, adiantou, decorrerá em toda a África do Sul e será concretizada através de entidades que integram a Rede Nacional de Qualidade e Produtividade (NQPN).
Para colher alguns dos benefícios do projeto, incluindo o fortalecimento da competitividade empresarial, é imperativo que todas as partes interessadas e beneficiárias adotem os valores comuns da defesa do QPI na África do Sul, acrescentou.
Por sua vez, o representante sênior da JICA na África do Sul, Karou Okada, disse que melhorar a produtividade é uma questão fundamental para ajudar a África do Sul a superar os atuais desafios econômicos.
Existem mais de 250 empresas japonesas em solo sul-africano, lembrou. Este projeto criará uma relação ganha-ganha entre o governo sul-africano e as empresas do setor privado japonês, compartilhando conhecimentos, habilidades e benefícios, resumiu Okada.
mem/mv / fav