5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cessar-fogo entre ELN e militares colombianos entra em vigor

ejercito-ELN-Colombia

Cessar-fogo entre ELN e militares colombianos entra em vigor

Bogotá, 3 ago (Prensa Latina) O cessar-fogo bilateral, nacional e temporário de 180 dias entre o Estado e o ELN entra hoje em vigor na Colômbia em virtude dos acordos da Mesa de Diálogos de Paz.

Para seu cumprimento, será estabelecido um mecanismo de monitoramento integrado no qual, além da participação de representantes do governo e da guerrilha, fará parte a Missão de Verificação da ONU.

Nesta quarta-feira, para tanto, o Conselho de Segurança aprovou a prorrogação de seu mandato e afirmou que “a Missão de Verificação acompanhará e verificará a implementação do cessar-fogo estabelecido no Segundo Acordo de Cuba entre o Governo da Colômbia e o ELN e, a este respeito final, autoriza um aumento de até 68 observadores internacionais adicionais na força atual da Missão”.

O mecanismo de monitoramento e verificação será responsável por observar e verificar qualquer violação do cessar-fogo acordado e, caso tais violações sejam detectadas, a mesa de diálogo será encarregada de abordar a situação e determinar as consequências correspondentes.

Trabalhará em estreita comunicação para evitar possíveis confrontos entre as Forças Armadas e as frentes desta guerrilha.

Terá uma sede nacional em Bogotá, além de outras nove localizadas em Arauca, Bucaramanga, Cali, Cúcuta, Medellín, Pasto, Quibdó, Soacha e Valledupar e serão 22 pontos locais em vários municípios.

A ONU entregará, periodicamente ou a pedido expresso da Mesa de Diálogo, relatórios sobre o estado de cumprimento do cessar-fogo.

Deverá ser interrompido o contato (caso seja gerado combate) sobre eventuais encontros entre a Força Pública e unidades guerrilheiras do ELN no território, devendo ser informado o Mecanismo de Monitoramento para que sejam tomadas as providências pertinentes.

O governo e a Força Pública alertaram previamente que a trégua não implica a quebra da obrigação de preservar o território nacional e garantir a ordem.

Enquanto isso, o primeiro comandante do ELN, Antonio García, explicou que durante os 180 dias da cessação, os guerrilheiros manterão operações defensivas para preservar a segurança e integridade da força e seus territórios.

Caso ocorram incidentes, as estruturas vão reportar essas ocorrências ao comando e este informará os mecanismos de monitorização e verificação, explicou.

“A direção nacional ficará encarregada de orientar a forma de tratar e resolver tais incidentes, procurando coordenar as estruturas envolvidas, com o apoio de mecanismos de monitorização e verificação”, disse.

Também hoje, os partidos vão anunciar em ato público quem vai integrar o Comitê Nacional da Participação instituído ontem nesta capital.

Um total de 81 delegados de 30 setores entre organizações, movimentos, sindicatos e instituições discutiram na quarta-feira como podem contribuir para a construção da paz.

jha/otf/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES