Jaishankar confirmou o novo desenvolvimento sem dar mais detalhes durante a abertura nesta quinta-feira do IX Conclave Índia-ALC, que até o próximo sábado reunirá em Nova Delhi delegações ministeriais de 17 países, incluindo a nação caribenha.
Presume-se que o chanceler indiano participe da Cúpula do Grupo dos 77 (G77) mais China, que acontecerá na ilha nos dias 15 e 16 de setembro.
Em sua apresentação na sessão de abertura, Jaishankar agradeceu a ampla participação no evento, ao qual Cuba participa com uma delegação chefiada pelo governador da província central de Cienfuegos, Alexandre Quintero.
A representação da ilha também é composta pela vice-ministra de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Deborah Rivas; Idalberto Pérez, diretor geral de Direção Industrial do Ministério das Indústrias; Edel Gómez, chefe do grupo de portfólio da indústria eletrônica, e outros funcionários.
Jaishankhar também comemorou o aumento dos laços econômicos bilaterais e destacou que as exportações de seu país para várias nações latino-americanas são duas vezes maiores do que as dos Estados vizinhos ou parceiros comerciais tradicionalmente importantes.
No entanto, o chanceler ratificou o interesse em atingir um vínculo comercial de mais de 100 bilhões de dólares até 2028, ou seja, o dobro do que está sendo executado atualmente.
Para atingir o objetivo, o ministro das Relações Exteriores pediu a exploração de novos caminhos nos setores de mineração, energia renovável, serviços de saúde, infraestrutura, digitalização e inovação e agricultura, com base na segurança alimentar.
Ele acrescentou que o futuro da ligação Índia-LAC promete nos pilares da diversificação da cadeia de suprimentos, parcerias de recursos, intercâmbio de parcerias de desenvolvimento e enfrentamento de desafios globais.
npg/lrd / fav