De acordo com o administrador da cidade de Johanesburgo, Floyd Brink, a ignição do gás concentrado de 5% a 15% sob a Lillian Ngoyi Street (anteriormente conhecida como Bree) resultou na explosão, que abriu grandes rachaduras no pavimento, matou uma pessoa e feriu várias outras.
O metano viajou ao longo de um túnel de serviços públicos de uma fonte desconhecida até próximo à Von Brandis Street. Não houve incêndio, pois isso ocorre quando a concentração ultrapassa 15%, o que não aconteceu, explicou o funcionário sênior.
Agora, acrescentou, o trabalho de reparo para reabilitar e reconstruir a área está estimado em mais de 100 milhões de rands (pouco mais de meio milhão de dólares).
A partir desse acidente, disse Brink, a cidade aprendeu várias lições e estruturou planos para evitar a recorrência no futuro.
Os projetos de túneis, segundo ele, serão atualizados de acordo com os códigos internacionais atuais para reduzir o risco de tais explosões.
Também introduziremos sistemas de detecção contínua de gás, alarmes, sensores e monitores para todo o pessoal que trabalha nos túneis.
mem/mv/bm