A análise da OACI mostrou que a infraestrutura de segurança da aviação civil e as capacidades de supervisão do país estão entre as mais altas do mundo e, portanto, do continente, informou hoje o Ministério dos Transportes.
A África do Sul obteve mais de 90% de resultados positivos nos parâmetros medidos, revelou a ministra Lydia Sindisiwe Chikunga.
Para fins de comparação, globalmente, a taxa média de implementação efetiva é de 67,50%.
Espera-se que os resultados finais da OACI sejam entregues em setembro de 2023, após a conclusão das medidas de qualidade.
Anteriormente, de acordo com uma declaração do ministério, a África do Sul manteve seu status de Categoria 1 em 2022, após uma auditoria de segurança da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), que determinou que o país está em conformidade com os padrões aplicáveis da ICAO para supervisão da segurança da aviação civil.
Depois de realizar várias avaliações com a Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (Sacaa), o texto acrescenta que a União Europeia (UE) também reconheceu o sistema de carga aérea da África do Sul em termos de seu programa ACC3.
Como resultado, as companhias aéreas sul-africanas que transportam cargas para os países da UE não precisarão mais enviar solicitações separadas e caras, informou o Ministério dos Transportes.
mem/mv/bm