16 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Crueldade da justiça denunciada em El Salvador

Crueldade da justiça denunciada em El Salvador

San Salvador, 4 ago (Prensa Latina) Grupos de Santa Marta e membros da Associação para o Desenvolvimento Econômico e Social (ADES) de El Salvador qualificaram hoje de cruel e desnecessária a detenção de cinco líderes comunitários desse distrito.

Em janeiro, os militares salvadorenhos prenderam cinco líderes da cidade de Santa Marta, departamento de Cabañas, acusados de sequestro e assassinato de uma pessoa durante o conflito armado de 34 anos atrás. Desde então, as audiências dos casos dessas pessoas foram adiadas por meses.

Na segunda-feira, o Tribunal de Primeira Instância de Sensuntepeque concedeu mais seis meses de procedimentos pré-julgamento para permitir que a Promotoria reunisse provas contra Fidel Dolores Recinos, Saúl Agustín Rivas, Teodoro Antonio Pachecho, Miguel Ángel Gámez, Pedro Antonio Rivas e Alejandro Laínez García.

Isso significa que os líderes ambientais terão de permanecer detidos até pelo menos 2 de fevereiro de 2024, apesar dos repetidos pedidos de seu advogado de defesa para que fossem concedidas medidas alternativas devido às suas delicadas condições de saúde.

Essa prorrogação é desnecessária, pois até o momento a acusação não apresentou nenhuma prova real contra os réus e é improvável que ela apresente alguma ao prolongar injustificadamente o processo, disse a defesa, que também afirmou que o adiamento da data preliminar é cruel porque “prolonga o sofrimento dos ativistas ambientais capturados”.

Algumas fontes acreditam que o caso tem o objetivo de desmembrar um dos movimentos mais relevantes do país, que no passado conseguiu enfrentar um poderoso consórcio canadense e foi fundamental para que o Congresso, em 2017, proibisse toda a mineração de metais.

Hoje, segundo os especialistas, enquanto a presidência demonstra interesse em explorar investimentos do setor de mineração de ouro, o promotor está tentando reviver um assassinato obscuro cometido durante a guerra civil para desmantelar os ambientalistas.

mem/lb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES