O Presidente Nicolás Maduro fez o pedido de adesão ao bloco do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, explicou a responsável à Prensa Latina após a sua participação na sessão dedicada à promoção das potencialidades do país sul-americano, no IX Conclave India -América Latina e Caribe (ALC).
Ele especificou que a Venezuela planeja ingressar na comissão de energia dos Brics devido à particularidade de ser uma das nações com as maiores reservas de petróleo.
Sobre sua visita à Índia, ele também destacou que ambos os Estados estão revisando a agenda bilateral e explorando formas de cooperação em vários setores e em relação à colaboração internacional.
Por outro lado, destacou a resistência de Cuba e da Venezuela diante da guerra econômica, comercial e financeira dos Estados Unidos, e transmitiu uma calorosa saudação ao povo da ilha caribenha.
Assinalou que são dois países que mantêm elevada a sua dignidade, derrotando rudes e ilegítimos bloqueios.
Rodríguez destacou que estão sendo buscadas novas formas de relações econômicas internacionais com uma nova ordem que seja para o bem do povo e não do grande capital.
Além de participar do fórum comercial Índia-ALC, a vice-presidente executiva da Venezuela se reuniu ontem com sua contraparte indiana, Jagdeep Dhankhar, para discutir o fortalecimento das relações entre seus países.
Ambos os líderes também falaram sobre a promoção da associação comercial, econômica e de pessoa para pessoa.
Da mesma forma, o governante venezuelano presidiu o encerramento do Conclave e também planeja um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, antes de partir para seu país.
mem/lrd/dna