22 de February de 2025

NOTICIAS

Artista guatemalteco bate recorde do Guinness ao pintar 80 horas

Artista guatemalteco bate recorde do Guinness ao pintar 80 horas

Cidade da Guatemala, 5 Ago (Prensa Latina) O jovem artista visual José Molina, do departamento nordestino de Quetzaltenango, soma hoje um novo recorde do Guinness para a Guatemala ao completar as difíceis 80 horas contínuas de desenho a que se propôs.

“Trabalhar arduamente é a resposta para qualquer propósito”, disse o criador à imprensa, visivelmente exausto depois de completar 30 obras em todo o percurso desde a passada terça-feira, dia 1 de agosto, pelas 08:00 horas locais.

Agradeceu o apoio da família, dos amigos, do staff que o acompanhou e da população em geral com as mensagens de incentivo, principalmente nas redes sociais, onde transmitiu todo o evento em direto.

Molina, que passou 15 de seus 43 anos dedicados à pintura, chamou a iniciativa da Maratona do Desenho, que aconteceu na Galeria Lans de seu departamento, para a qual utilizou a técnica japonesa Sumi-e, que consiste na espontaneidade e representa paisagens e meditação.

Ao solicitar autorização à organização britânica dos recordes do Guinness, em abril passado, exigiram que ele realizasse a obra em espaço público, com três supervisores rotativos, documentasse e tivesse um médico para revisão constante.

A cada hora trabalhada, o formado pela escola Humberto Garavito e pela escola de artes da capital tinha cinco minutos de descanso, que conseguiu acumular para determinadas necessidades.

Especialistas ouvidos pela agência Prensa Latina esclareceram que a autoridade do recorde mundial pode levar pelo menos três meses para analisar as evidências e aprovar a façanha.

Molina começou a pintar aos nove anos de idade e já expôs suas pinturas na Argentina, México, Noruega, Itália e Espanha.

Ele garantiu que tem que descansar pela frente e depois cumprir uma ampla agenda de apresentações nesta capital e em outras nações.

O indiano Hariom Kumar Singh deteve o recorde da maior maratona de desenhos animados (individual), completando 712 em 77 horas, um minuto e 16 segundos, conquistados de 8 a 11 de novembro de 2017.

A Guatemala aparece na lista do Guinness com o maior conjunto de marimbas do mundo em 2021, que superou o recorde do Zimbábue com 408 intérpretes. Também incluía o maior tapete de serragem, os murais de San Bartolo, a mais antiga tumba maia, a maior coleção de itens felinos e o maior mosaico de água colorida.

ro/znc/ans

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES