A este respeito, o presidente do país, Luis Abinader, disse na véspera que foram instalados 400 MW de energia térmica e 595 MW de fotovoltaica nos últimos três anos.
A Abinader assistiu esta sexta-feira à inauguração de um novo parque de energia solar na província de Valverde (noroeste) com um potencial de produção de 90 MW e uma estimativa de 200 mil megawatts-hora (MWh) anuais, suficientes, disse, para abastecer a procura de mais de 80 mil lares por ano.
O investimento nesse parque chamado La Esperanza foi de cerca de 94 milhões de dólares e é composto por 166.670 painéis solares.
José Rodríguez, gerente geral da EGE Haina, destacou que com este projeto se evitará a importação de 330.000 barris de petróleo por ano por uma economia de mais de 25 milhões de dólares e a redução da dependência de combustíveis fósseis.
O dignitário dominicano também assistiu à inauguração e supervisão de projetos energéticos na província de Montecristi (noroeste), bem como à entrada em funcionamento de uma autoestrada de carga e descarga de 1,6 km de extensão, que permitirá a passagem de veículos pesados.
O Chefe de Estado também liderou o início das obras de reabilitação e ampliação do porto de Manzanillo.
Durante a sua intervenção, afirmou que esta obra servirá de porto de contentores e poupará um dia, em comparação com as do sul, no caminho para os Estados Unidos.
ro/mpv/ans