Em mensagem virtual para reunião ministerial do Grupo Brics (sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) realizada na cidade sul-africana de Durban, o ministro indiano garantiu que esse posicionamento destaca os desafios enfrentados por esses países nações e oferece uma oportunidade valiosa para abordar questões no mais alto nível de governança global.
Mandaviya elogiou as iniciativas da África do Sul para definir a agenda de Cobertura Universal de Saúde, que enfatizou estar alinhada com as prioridades do G20 da Índia, incluindo gestão de emergências de saúde, contramedidas médicas e inovações digitais em saúde.
Esses aspectos essenciais contribuirão para a Cobertura Universal de Saúde e melhorarão a prestação de serviços de saúde, afirmou.
O ministro indiano ratificou o apoio do seu país aos programas da África do Sul para reforçar a cooperação no domínio dos sistemas integrados de alerta precoce, uma vez que, salientou, irá melhorar a preparação para futuras crises sanitárias.
Acrescentou que esta cooperação é essencial na concepção de intervenções eficazes para conter a propagação transfronteiriça de doenças e minimizar o impacto nas condições sociais e econômicas dos países do Brics. Mandaviya também saudou a iniciativa da Rússia de colaboração do Grupo de Medicina Nuclear e expressou seu apoio ao estabelecimento de um Fórum Internacional de Especialistas nesta disciplina.
Ele disse que a cooperação nessa área vai estimular a troca de conhecimentos e aprimorar o avanço tecnológico nas nações que compõem o grupo.
Por último, ele reiterou o compromisso contínuo da Índia com o programa Rede de Pesquisa em Tuberculose dos Brics e reconheceu o progresso desde o seu início.
Ele considerou que essa rede fortalecerá os esforços do governo indiano para atingir sua meta de acabar com a incidência da doença no país asiático até 2030.
mem/lrd/hb