A Plaza de la Cultura Juan Pablo Duarte acolherá, entre outros, a poetisa e romancista nicaraguense Gioconda Belli, a quem o Governo dominicano concedeu o Prêmio Internacional Pedro Henríquez Ureña.
Também estarão presentes o colombiano William Ospina, ganhador do Prêmio Internacional Rómulo Gallegos por sua obra “El país de la canela”, e o intelectual hispano-mexicano Paco Ignacio Taibo II, diretor da editora Fondo de Cultura Económica.
Dedicado em sua XXV edição à escritora dominicana Jeannette Miller, o evento literário mais importante do país contará com a presença da uruguaia Carmen de Posadas, conhecida por sua extensa obra dedicada a crianças e jovens, e da romancista argentina Nora Rabinowicz, autora de “Todas as Coisas” e “Mãe Robô”.
Com a premissa de que “para tudo há um livro”, durante os dias da feira vão decorrer conferências, workshops, colóquios, festivais de poesia, apresentações de livros e outras atividades, segundo o Ministério da Cultura, responsável pela sua organização.
Os autores vêm do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Porto Rico, México, Cuba, Portugal, Nicarágua, Argentina, Chile, Angola, Colômbia, Romênia, Saint Maarten, Uruguai, Israel, Venezuela e Itália.
Mais de 200 narradores, poetas, ensaístas, historiadores, gestores e críticos literários residentes no país, juntamente com mais de vinte autores da diáspora, apresentarão ao público os seus mais recentes títulos.
Entre os escritores nacionais estão Bruno Rosario Candelier, Mateo Morrison, Ofelia Berrido, Emilia Pereyra, María Amalia León de Jorge, Ángela Hernández, Manuel Núñez, José Alcántara Almánzar, Milton Ray Guevara e Miguel Collado.
ro/mpv/ls