Os dados foram relatados pelo Sistema de Estatística Policial Online (Sepol), que afirma que o número de locais registrados sem esses conjuntos representa 25,5% do número total de municípios hondurenhos. A Sepol informou que um total de 58 municípios não registrou mortes por homicídio em 2022.
De acordo com as autoridades, esse resultado reflete o trabalho realizado no país por meio das estratégias implementadas para combater esse crime.
O vice-diretor da Diretoria de Polícia Antimaras e Gangues Contra o Crime Organizado, Eduardo Lanza, informou em maio passado que, em 12 meses, mais de 2.000 pessoas ligadas a estruturas criminosas haviam sido presas aqui.
De acordo com o oficial, o país precisa de mais policiais nas ruas, mais logística e mais espaço na mídia de massa para divulgar os resultados das operações.
Em março deste ano, o deputado do partido Libertad y Refundación (Libre), Samuel Madrid, apresentou um projeto de lei no plenário do Congresso Nacional, que busca gerar um desarmamento geral no território hondurenho para garantir a paz e a segurança.
jf/ybv/bm