O embaixador da Rússia na Etiópia, Evgeny Terekhin, disse que a reunião realizada de 26 a 28 de julho em São Petersburgo também incluiu o intercâmbio futuro sobre tecnologia da informação, segurança alimentar, educação e energia.
Em declarações à Agência de Notícias da Etiópia, Terekhin lembrou que à margem do evento o país da Eurásia assinou vários acordos com a Etiópia para fortalecer ainda mais a cooperação, inclusive nas esferas educacional, econômica, comercial e de investimento que ajudarão a elevar os laços históricos.
Da mesma forma, o acordo para o estabelecimento de um centro conjunto de pesquisa biológica e cooperação aduaneira.
Ele destacou a decisão da Rússia de aumentar as oportunidades de bolsas e intercâmbios oferecidos aos estudantes etíopes, bem como o fortalecimento das associações universitárias com o envio de professores russos para lecionar em universidades nacionais.
Este acordo responde ao fato de apenas 35 estudantes do país africano terem recebido estas bolsas anuais e agora esse número aumentou para 100, acrescentou.
Após a Cimeira, a assinatura de várias cooperações e acordos demonstram resultados concretos e colocam os laços Rússia-África a um nível estratégico, disse o embaixador.
jf/nmr / fav