O evento científico é patrocinado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Ariana García Chamero e Anamarys Albuerne Pérez estão participando da atividade científica que está sendo desenvolvida no âmbito do projeto regional “Capacitação em ambientes marinhos e costeiros utilizando técnicas nucleares e isotópicas – RLA7025”, financiado pela AIEA.
Como parte da agenda científica, serão ministradas palestras sobre microplásticos como contaminantes no ambiente marinho; suas fontes, distribuição e destino nos ecossistemas costeiros. Além disso, são realizadas visitas a laboratórios de instrumentação e amostragem de microplásticos em areias de praia em Niterói.
No último ano, os pesquisadores do CEAC identificaram, coletaram e estudaram a presença de microplásticos na areia das praias de Rancho Luna, Tetas de Tomasa e duas praias em Cayo Santa María, na região central de Cuba, onde analisaram amostras que mostraram evidências de partículas de plástico, com uma variedade de formas, tamanhos e composições químicas.
O evento é organizado pelo Laboratório de Radioecologia e Mudanças Ambientais (LARA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Brasil (UFF). Pesquisadores de vários países da América Latina e do Caribe que participam do projeto também estão participando do curso.
O CEAC é uma instituição de referência nacional e internacional que desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento ou aplicados, e oferece uma ampla gama de serviços destinados a solucionar problemas ambientais em Cuba e na região do Caribe, vinculada à Agência de Energia Nuclear e Tecnologias Avançadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.
ro/sbd/mb