O chefe de governo reconheceu em particular a experiência de atendimento a menores na fábrica de tubos Hidroplast, denominada Casita Infantil “Pequeños Hidráulicos”, que é “motivo de orgulho para este coletivo fabril”, escreveu no Twitter.
Pouco mais de um ano depois de sua inauguração, a experiência da entidade corrobora a validade dessa alternativa (as casas infantis) para o cuidado da primeira infância em #Cuba, tuitou o primeiro-ministro.
Marrero também parabenizou os trabalhadores do setor de água por ocasião do 61º aniversário da criação do Instituto Nacional de Recursos Hídricos na ilha.
“Muitos parabéns aos trabalhadores do setor, que com energia e dedicação realizam seu trabalho, de vital importância para o bem-estar do povo e o desenvolvimento econômico do país”, disse o chefe de governo.
As Casitas Infantiles contribuem para o desenvolvimento integral de crianças de um a cinco anos de idade. Essa modalidade institucional de atenção educacional beneficia famílias trabalhadoras e mães em situação de vulnerabilidade, argumentou ele.
De acordo com a Agência Cubana de Notícias, as normas para a abertura e o funcionamento das Casitas Infantiles nos centros de trabalho foram estabelecidas pela Resolução 58/2021 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da República.
Essa modalidade é uma variante da atenção educacional em que os serviços são prestados a crianças, filhos de mães, pais ou responsáveis em entidades que podem alocar fundos para sua abertura, manutenção e garantir sua sustentabilidade.
Em junho de 2023, Cuba contava com 105 Casitas Infantiles como parte da Política de Atenção à Dinâmica Demográfica do país.
ro/lld/mb