Alguns dos relatórios mais recentes da agência de viagens de natureza Ecotur têm em suas pastas as propostas mencionadas como interessantes e de grande atração devido à conservação do meio ambiente nesses locais e à sua beleza.
O Vale de Viñales está localizado na província de Pinar del Río (oeste) e foi declarado Paisagem Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Essa área é atraente por sua beleza e valor cultural, cercada por elevações rochosas chamadas mogotes, que contrastam com o verde das planícies e plantações.
No vale, é possível apreciar a tradição camponesa e o cultivo do tabaco, um dos produtos mais famosos de Cuba.
O Parque Nacional Alejandro de Humboldt, localizado entre as províncias de Holguín e Guantánamo (leste), é a maior e mais importante reserva de biosfera da ilha e também foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Ela abriga uma grande variedade de ecossistemas, como montanhas, costas e rios, além de uma rica biodiversidade, com mais de 2.000 espécies de plantas e 500 espécies de animais, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção.
O terceiro cenário é Los Jardines de la Reina, um arquipélago de mais de 600 ilhas e ilhotas no sul de Cuba, entre as províncias de Ciego de Avila e Camagüey (centro-leste de Cuba).
É uma área quase virgem, com um modelo de exploração sustentável e controlada, um paraíso para os amantes do mergulho, pois possui um dos recifes de coral mais bem preservados do Caribe.
Em suas águas cristalinas é possível observar mais de 100 espécies de peixes, crustáceos, tartarugas e corais.
mem/rfc/mb