Um ex-atleta olímpico de 80 anos com mal de Parkinson, Jon Goodwin, será um dos três passageiros a bordo do primeiro voo desse tipo, que decolará na quinta-feira.
Goodwin, de Newcastle, Reino Unido, se juntará a Keisha Schahaff, 46 anos, e sua filha Anastatia Mayers, 18 anos, estudante de física em Aberdeen, no VSS Unity para a viagem de 90 minutos.
As duas mulheres serão a primeira mãe e filha a fazer uma viagem ao espaço depois de ganharem um assento cobiçado em uma loteria, enquanto Goodwin conseguiu seu assento há 18 anos depois de comprar um bilhete de US$ 250.000.
Após a decolagem às 16:00 horas do Novo México, nos EUA, na nave-mãe VMS Eve, a VSS Unity se separará e as levará ao espaço suborbital, onde elas experimentarão brevemente a ausência de peso, enquanto olham para a Terra.
A viagem arrecadará fundos para a Space for Humanity, um grupo sem fins lucrativos que tem como objetivo enviar cidadãos comuns ao espaço para que tenham uma perspectiva mais ampla dos desafios enfrentados pela Terra. Os três serão acompanhados pela instrutora astronauta Beth Moses.
Em junho, a Virgin Galactic, de Sir Richard Branson, concluiu com sucesso o primeiro voo espacial comercial da empresa, levando astronautas italianos ao espaço para realizar uma série de experimentos científicos. A empresa anunciou hoje a primeira missão privada dos astronautas da Galactic 02.
mem/rfc/mb