5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México pediu responsabilidade às lojas de armas em reunião no Brasil

México pediu responsabilidade às lojas de armas em reunião no Brasil

Cidade do México, 11 agosto (Prensa Latina) O México pediu hoje aos fabricantes de armas mais responsabilidade em sua fabricação, distribuição e vendas, em uma reunião de consultores jurídicos no Rio de Janeiro, Brasil.

Aproveitando a IX Reunião Conjunta de Assessores Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores, a delegação mexicana convocou uma discussão sobre “A responsabilidade empresarial das empresas produtoras de armas e seus efeitos sobre os direitos humanos no âmbito interamericano”.

Em comunicado à imprensa, a secretaria na Cidade do México indicou que o evento reuniu assessores jurídicos da região, organizações especializadas em tráfico de armas e munições, direitos humanos e direito internacional, representações consulares, jornalistas e estudantes.

Ele acrescenta que o encontro foi realizado na sede do Consulado Geral da Argentina no Rio de Janeiro e teve como objetivo gerar um diálogo sobre o tráfico de armas na América Latina, particularmente nos contextos do México e do Brasil.

Miguel Ángel Reyes, consultor jurídico adjunto do México, explicou a política de contencioso estratégico desenvolvida pelo governo de seu país para lidar com o tráfico de armas que vem principalmente dos Estados Unidos, e os processos em andamento nos tribunais do país vizinho contra empresas de armas .

Também fez referência a um pedido de parecer consultivo apresentado pelo México à Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a responsabilidade corporativa das empresas fabricantes de armas e seus efeitos sobre os direitos humanos.

Ele afirmou que a intenção do México é que todos os atores relevantes, incluindo os privados, assumam sua parte correspondente para fortalecer, com uma visão de responsabilidade compartilhada, a cadeia de design, comercialização e distribuição de armas, o que permite prevenir o tráfico ilícito de armas para América Latina e Caribe.

Por sua vez, Marcela García Corrêa, da Anistia Internacional Brasil, apresentou o panorama das políticas de disponibilidade de armas no Brasil e seu impacto na segurança pública.

A pesquisadora fez uma análise detalhada dos desafios do contexto de violência no país sul-americano, em particular no Rio de Janeiro, e destacou a necessidade premente de incluir o controle de armas no desenho das políticas públicas de segurança pública.

direitos humanos.

lam/lama

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES