Por Marta Denis Valle
Colaborador da Latin Press
O Centro Fidel Castro Ruz conserva milhares de testemunhos dessa personalidade excepcional que em 90 anos de existência emitiu sua extraordinária luz em Cuba e no mundo.
Fidel Alejandro (1926-2016), o líder histórico da Revolução Cubana, reuniu em sua pessoa o estudante, jovem e líder político, que enfrentou a corrupção dos governantes neocoloniais -primeiro- e depois denunciou e enfrentou o golpe militar de março 10 de 1952.
Sem outro caminho, organizou e dirigiu o assalto ao quartel Moncada, na província oriental de Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953, em resposta a uma ditadura que quebrou o chamado jogo democrático-representativo. A sua autodefesa, A História me absolverá, expressa o programa da futura Revolução, centrado nos problemas da terra, da industrialização, da habitação, do desemprego e da saúde do povo.
Em 1956 seremos livres ou seremos mártires, afirmou, e apesar das adversidades antes do final do ano, manteve a promessa de abrir uma frente de guerrilha na Sierra Maestra com um grupo de sobreviventes.
Quando as dificuldades eram enormes, o jovem guerrilheiro triunfou nas montanhas e suas palavras na História me absolverá em grande medida nos primeiros meses após o triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959.
O triunfo da Revolução significou um passo adiante na História de Cuba, redimiu a luta centenária deste povo; permitiu concretizar sonhos e promessas de justiça social, independência absoluta e soberania nacional.
As gerações passadas, presentes e futuras devem muito ao trabalho cubano e também a toda a humanidade progressista.
SEMPRE FIDEL
As crianças e os jovens admiram Fidel; os atuais protagonistas da nova Cuba querem com orgulho seguir seus passos e também chamam de professor José Martí, que inspirou os moncadistas.
Todos os dias centenas de pessoas o homenageiam no cemitério patrimonial Santa Ifigênia, próximo ao mausoléu do Herói Nacional José Martí; a poucos passos dos túmulos de Carlos Manuel de Céspedes, o Pai da Pátria, e da lendária Mariana Grajales, mãe dos Maceos.