Abinader, acompanhado de sua esposa, Raquel Benítez, e do presidente do Estado, Eduardo Estrella, foi recebido no aeroporto internacional pelo ministro da Defesa, tenente-general Carlos Luciano Díaz.
O presidente chegará àquela cidade pelo Aeroporto Internacional John F. Kennedy e será recebido pelo cônsul dominicano ali, Eligio Jáquez, e pela embaixadora da nação caribenha nos Estados Unidos, Sonia Guzmán.
De acordo com a agenda oficial, uma comissão da Direcção Superior do Partido Moderno Revolucionário (PRM) irá recebê-lo no hotel.
Amanhã participará de um café da manhã com as Seções e Cônsules e posteriormente conduzirá a assinatura de um convênio para a promulgação da Lei da Carteira de Habilitação, atividade coordenada pela Governadora do Estado de Nova York, Kathy Hochul.
Ele também presidirá o ato de entrega das chaves das casas aos dominicanos residentes naquela nação do norte, que será realizada no consulado dominicano.
Mais tarde, o chefe de Estado irá a Inwood Hill Park para uma reunião e fotografia com as crianças da mais antiga liga infantil de beisebol de Manhattan.
Em seguida, ele receberá o reconhecimento de policiais ativos e aposentados no Columbia University Alumni Hall e realizará uma reunião com autoridades eleitas do Nordeste em Bakersfield.
Em sua última atividade do dia, ele estará na cerimônia de entrega do certificado pelo National Institute for Residents Abroad, no Student Hall da Columbia University.
Um encontro do presidente com a comunidade de dominicanos residentes em Nova York está marcado para domingo.
À tarde, ele participará da Parada Dominicana em Manhattan, a mais importante realizada pela diáspora.
lam/mpv/dna