Pelo menos as mesas de votação de 10 departamentos receberam as caixas com os materiais para a segunda volta do escrutínio, informou à imprensa Gloria López, diretora do órgão eleitoral.
No total, são aproximadamente 12 mil, que já estão em Sololá, Huehuetenango, Quiché, San Marcos, Quetzaltenango, Baja Verapaz, Petén e Totonicapán, entre outros, acrescentou.
Além disso, esta segunda-feira entregaremos as caixas à respectiva Junta para que procedam à logística do seu envio para os Estados Unidos”, disse.
López explicou que, desde o último domingo, começou a transferência de móveis do departamento da capital e do distrito central para as juntas eleitorais.
O TSE compartilhou anteriormente que, de acordo com o cronograma, a entrega do material destinado a essa área metropolitana será concluída na sexta-feira, 18 de agosto.
A presidente da entidade, Irma Palencia, assegurou há alguns dias que, apesar das 13 investigações do Ministério Público (MP) envolvendo a instituição e dos pedidos de informação, elas continuavam até o pleito presidencial.
Relativamente à possibilidade de novas rusgas às suas sedes, a magistrada comentou que esperava que tal não acontecesse, uma vez que tinham fornecido o que foi pedido.
Nós só vamos fornecer a logística, a administração, as urnas, os boletins de voto, tudo, e o resto é o voto do cidadão e os membros das juntas eleitorais são os depositários do voto”, concluiu.
Além disso, a Procuradoria Especial contra a Impunidade ainda está a investigar um dos partidos na corrida política, o Movimento Semente.
Apesar dos obstáculos, o representante deste grupo, Bernardo Arévalo, está a enfrentar uma dura luta contra a candidata da Unidade Nacional de Esperança, Sandra Torres.
Ambos realizaram este fim de semana visitas departamentais de campanha, a quinta no caso de Semilla, passando por Quiché na sexta-feira, Huehuetenango no sábado e no dia anterior chegaram a San Marcos.
rgh/znc/glmv