5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cidade boliviana terá sua primeira Feira Internacional do Livro

Cidade boliviana terá sua primeira Feira Internacional do Livro

La Paz, 14 ago (Prensa Latina) A população de El Alto saudou a notícia de que em março de 2024 sediará sua primeira Feira Internacional do Livro, seguindo um acordo assinado pelo Governo Autônomo Municipal.

“É o resultado de dois anos de negociações, e na realidade é um desejo da Câmara Departamental do Livro de La Paz (Cddllp) (…), e é por isso que sempre quisemos tornar este projeto uma realidade para o povo de El Alto”, disse David Pérez, presidente do conselho dessa estrutura não governamental sem fins lucrativos.

Assinado por Pérez e pelo secretário municipal de Educação e Cultura de El Alto, Edgar Añaguaya, o entendimento prevê a convocação de prêmios literários e apoio a bibliotecas dessa jurisdição.

Pérez qualificou o acordo assinado por vários anos como “muito amplo” e no qual a Câmara, com a experiência que temos, se compromete a colaborar no campo literário.

Segundo o texto a que Prensa Latina teve acesso, em março do próximo ano, mês do aniversário de El Alto, será organizada a primeira Feira Internacional do Livro do Alto durante uma semana em um espaço fechado adequado.

Pérez acrescentou que, como na Feira de La Paz que se encerrou neste domingo, a Feira de El Alto contará com a presença de escritores internacionais convidados, um país, uma cidade, uma instituição convidada, e haverá uma agenda cultural; além de espaços para uma praça de produtos gastronômicos e tudo que uma feira exige.

Ele quis dizer que não é só isso, porque a Câmara também vai colaborar com as bibliotecas territoriais em doações e doações bibliográficas.

Da mesma forma, anunciou, desde março, aniversário cívico de El Alto, serão convocados prêmios literários de todos os gêneros para sua população, em sua maioria jovens, com grande futuro.

“A cidade de El Alto é a mais jovem da Bolívia, neste século não vai parar de crescer”, mas ao mesmo tempo tem muitas carências na área da literatura.

Por seu lado, Añaguaya, expressou que “El Alto também merece ter uma Feira do Livro para incentivar a leitura.

A prefeitura elogiou que o entendimento fortalecerá e apoiará não apenas as escolas, mas também criará uma biblioteca naquele município, entre outras ações

” O anúncio mais importante é que no nosso aniversário, no dia 6 de março, teremos nossa própria Feira Internacional do Livro. Acho que é um avanço importante com a Cdllp e é um acordo que vai durar vários anos. Esperamos ter bons resultados em benefício de jovens e crianças”, concluiu Añaguaya.

A 27ª edição da Feira Internacional do Livro de La Paz fechou neste domingo com grande adesão da população e, segundo seus organizadores, será anunciou à imprensa o número final de participantes nos próximos dias.

ro/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES