O mês atual continua sendo noticiado como um agosto incomum, depois de duas semanas em que as temperaturas caíram alguns graus Celsius abaixo das médias habituais.
Nos departamentos de Corrü¿ze, Lot, Lot-et-Garonne, Tarn-et-Garonne e Dordogne, no sudoeste do país, a agência meteorológica Météo-France declarou um alerta laranja para o risco de tempestades, o segundo nível mais alto de alerta no país.
Chuva forte e risco de granizo são esperados a partir do final da tarde nessas áreas.
Ontem, a própria organização colocou os departamentos de Isère, Rhône, Haute-Savoie, Savoie e Ain, no sudeste do país, em alerta laranja de onda de calor, com temperaturas que podem chegar a 35 e 36 graus Celsius.
De acordo com especialistas, está se aproximando o episódio mais forte do verão, que começará a se espalhar pela França na quinta-feira, afetando três quartos do país.
Como tem sido o caso nos últimos 20 anos em solo francês, cada onda de calor lembra a de 2003, quando cerca de 15.000 pessoas morreram devido ao fenômeno e suas consequências.
As autoridades estão pedindo às pessoas que se mantenham hidratadas, evitem exercícios físicos extenuantes e fiquem de olho nos mais vulneráveis.
jf/wmr/bm