Em seu perfil na rede social Twitter, o ministro cubano de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, destacou o acontecimento e ratificou o compromisso da ilha antilhana de apoiar e contribuir aos esforços para avançar na construção da paz na Colômbia.
Os países garantidores e as instituições que acompanham o processo de paz no país sul-americano fizeram declarações semelhantes.
Num comunicado, manifestaram o seu empenhamento em apoiar todas as iniciativas destinadas a construir uma via sólida para a paz naquela nação.
Reconheceram os importantes avanços que resultaram do trabalho dos ciclos anteriores, no que diz respeito ao cessar-fogo bilateral, temporário e nacional e à recente instalação do Comité de Participação Nacional.
No comunicado, expressaram que “os garantes e acompanhantes ratificam a nossa vontade de que estas jornadas em Caracas sejam produtivas e permitam alcançar acordos substantivos que tenham no seu centro aqueles que há décadas sofrem os efeitos do conflito armado”.
Agradeceram também ao governo e ao povo da Venezuela pela sua generosidade em acolher esta nova ronda de conversações de paz.
oda/lld/glmv