O alto funcionário escreveu ao jornal La Jornada que, com o desaparecimento do Seguro Popular -que era fantasmagórico porque não resolvia nada- muitos mexicanos não sabem que têm direito universal de acesso aos serviços de saúde.
Ele disse que a atenção médica gratuita tem sido uma prioridade do governo e, com o objetivo de pensar coletivamente o que vem a seguir para o sistema de saúde, a Comissão Especial para a Elaboração do Projeto Nacional de Aprofundamento da Transformação, definiu que um de seus eixos principais foram saúde e nutrição.
O exposto, acrescentou, responde a uma visão integral que vai além da atenção médica individual e considera essenciais a prevenção de doenças, o acesso a alimentos saudáveis, água, espaços de trabalho seguros e meio ambiente.
Por isso, anunciou, de 19 a 27 de agosto, serão realizados nove fóruns nacionais com a participação de diversos atores da academia, do governo e da sociedade, por se tratar de um tema multifatorial que deve ser enfrentado com a participação mais ampla da população .
Esses eventos são espaços abertos para a construção coletiva da agenda de saúde para o período 2024-2030, que, necessariamente, deve partir do princípio da garantia desse direito por parte do Estado.
Em outras palavras, continuaremos a construir um sistema público de saúde e previdência gratuito, universal e integral, no qual o Estado é o provedor de serviços e não empresas privadas que lucram com a vida e a saúde das pessoas.
Ele especificou que começará no próximo sábado, 19 de agosto, na Cidade do México e continuaremos em Nuevo Léon, Tlaxcala e no estado do México com os temas: assistência médica, atenção primária à saúde.
Além disso, segurança social e ambientes de trabalho seguros e saudáveis, alimentação, água e os determinantes comerciais da saúde, soberania sanitária e autossuficiência industrial para a saúde, danos e riscos ambientais, saúde e bem-estar na linha da vida, saúde mental e vícios e vários outros.
Pela sua relevância e urgência pela defasagem histórica no atendimento integral, a saúde da mulher e seu componente sexual e reprodutivo serão temas transversais em todos os fóruns. Convidamos você a se juntar a nós para continuar aprofundando a transformação da vida pública no México.
ro/lma/ls