A “Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE Corporation) utiliza drones hexacópteros (seis hélices) com autonomia de voo de 45 minutos e capacidade de carga de até 15 quilos”, informa um boletim institucional.
A publicação sustentou que essas características são suficientes para transportar cabos piloto de até 700 metros ou mais, dependendo das condições ambientais do setor onde atua.
Ele acrescentou que o objetivo de incorporar esta tecnologia é facilitar e otimizar o trabalho para expandir o serviço em áreas acidentadas e de difícil acesso.
Quanto à dimensão ambiental, explicou que evita e reduz a poda florestal neste setor.
Ao citar um exemplo concreto, a publicação mencionou o município de La Asunta, em La Paz, onde este tipo de obra começou no final de julho passado e a eletrificação será concluída no corrente mês, beneficiando as comunidades de Agua Clara e San Juan de Naranjani.
Em relação à segurança industrial, o boletim apontou que os drones previnem riscos ocupacionais para os técnicos da ENDE em percursos por barrancos, terrenos montanhosos e caminhos acidentados com vegetação densa, além de reduzir e otimizar os tempos de execução dos projetos de eletrificação.
A incorporação da tecnologia drone otimizou os trabalhos de construção da rede elétrica, de modo que a ENDE Corporación planeja continuar usando esses veículos aéreos não tripulados para enfrentar projetos em outras partes do país, concluiu o relatório institucional.
mgt/jpm/ls