Será também a estreia das Ligas Infantis de Bayamo (leste de Cuba), rei do campeonato nacional, que, numa boa luta, rebatida por tacos e indo bem, conseguiu a passagem para viajar até a Pensilvânia para a competição, marcada de 16 a 27 de agosto.
“Vamos jogar com o coração” é a frase na boca dos pequenos jogadores, que vieram para os Estados Unidos com a esperança de jogar e dar o seu melhor dentro de campo.
Roberto González, metodologista da Federação Cubana de Beisebol, disse ontem à noite em diálogo com Prensa Latina que conseguiu conversar com as crianças e “elas parecem muito bem para este primeiro desafio”.
Além disso, explicou que o fato de chegarem quatro dias antes ao local da competição permitiu que as 13 crianças se adaptassem, não apresentassem sintomas de exaustão e também treinassem.
A direção técnica decidiu que o arremessador titular deste primeiro confronto será Luis Enrique Gourriel, nome que soa bem no beisebol cubano.
Às 17h, horário local, o duelo está marcado para começar no Volunteer Stadium contra um adversário que traz credenciais: Musashi Fuchu, de Tóquio, campeão da liga regional japonesa, que já esteve aqui três vezes em 2000, 2003 e 2013, sendo que nas duas últimas levou o troféu para casa.
González, especialista que frequenta as Pequenas Ligas de Cuba, comentou que não fará previsões, mas “os meninos têm qualidade e condições, estão prontos para enfrentar o adversário”.
O vencedor do confronto Cuba-Japão avança para a luta desta sexta-feira, dia 18, contra o México, que descansa na primeira rodada. O perdedor irá para a chave de eliminação.
Ainda nesta quarta-feira, a cerimônia de abertura será realizada pela manhã no próprio estádio, onde desfilarão as 20 equipes participantes da Série.
Desde que os guerreiros de Bayamo derrotaram Havana do leste por 6 a 2 na final de Cuba, com a qual conseguiram a passagem para Williamsport, a sorte está lançada.
Embora apenas serem os pioneiros nessas séries da Little League os tornem vencedores.
Com uma população aproximada de mais de 29.300 habitantes, a cidade de Williamsport, na Pensilvânia, fica a cerca de 300 quilômetros de Washington DC.
oda/dfm/cm