24 de February de 2025

NOTICIAS

Fenômeno El Niño causou graves inundações na Rússia

Fenômeno El Niño causou graves inundações na Rússia

Moscou, 16 de ago (Prensa Latina) O fenômeno El Niño provocou as chuvas torrenciais e o transbordamento dos rios registrados nos últimos dias na região russa de Primorye, disse hoje o chefe do centro hidrometeorológico regional, Boris Kubai.

“O principal fator que mais influenciou o desencadeamento de todos esses eventos foi o El Niño, que começou no Pacífico desde a primavera boreal, que deu origem ao movimento de massas de ar tropical úmido em direção ao leste da China e Primorye”, disse o especialista na rede social Telegram.

O tufão Khanun e a frente polar trouxeram chuvas torrenciais e inundações na região de Primorye, no sudeste da Rússia.

Até esta quarta-feira, cerca de vinte localidades permaneciam incomunicáveis e mais de 700 casas inundadas. Na terça-feira, as autoridades regionais declararam Primorye uma zona de emergência.

Kubai explicou que, devido ao acúmulo de ar tropical, a frente atmosférica ao passar por Primorye e pelos territórios vizinhos da China, de oeste para leste, provocou chuvas fortes e constantes, que por sua vez provocaram o transbordamento dos rios.

O fenômeno El Niño é caracterizado por um aumento anormal da temperatura da água nas partes central e oriental do Pacífico tropical.

O processo influencia as correntes oceânicas e atmosféricas, que por sua vez impactam o clima e o tempo em todo o planeta, causando secas em algumas regiões e furacões e chuvas torrenciais em outras.

oda/gfa / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES