Dedicado nesta ocasião ao jornalista e escritor italiano Italo Calvino, o evento promoverá o diálogo entre a cinematografia italiana e cubana por meio de eventos, projeções e espaços teóricos, além do Concurso Internacional de Cartazes Italo Calvino. Um otimista no centenário.
Conforme informado por seus organizadores, os filmes daquele país serão exibidos em cópias restauradas e estreias da cinematografia italiana contemporânea, nos cinemas 23 e 12 e Acapulco, respectivamente.
Entre os clássicos restaurados, exibidos de sexta a domingo, estão os títulos The Night Porter (1974), A Very Particular Day (1977), Mamma Roma (1962) e Eight and a Half (1963).
Para o concurso de cartazes, o projeto CartelON, patrocinado pela Orizzonti Hub, convoca designers de todo o mundo, estudantes do Instituto Superior de Design (ISDI) e amantes do grafismo para criar materiais inspirados na obra e na personalidade desta figura.
Um júri escolherá o Melhor Pôster e selecionará um grupo de finalistas com a ideia de formar uma mostra, que se destina a ser exibida no 44º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que será realizado em Havana de 8 de dezembro a 17 deste ano.
A obra vencedora do prémio de Melhor Poster será impressa em edição limitada, além de receber 100 euros e cinco exemplares impressos nesta técnica de impressão.
Nas palavras do organizador do evento, Antonio Urrata, a obra vencedora será escolhida para a capa de um livro dedicado a este escritor, pensador e filósofo, considerado um dos maiores intelectuais do século passado.
Conforme refletido no site do projeto Orizzonti Hub, está prevista a premiação do prêmio Magale de pós-produção, com base em um programa de apoio a produtos autorais, menores de 35 anos, independentes e vinculados ao documentário.
De acordo com esta plataforma, um olhar para o futuro estará presente na Orizzonti Italia-Cuba, abordando o potencial das tecnologias inovadoras e explorando novas linguagens para abrir novas formas de contar histórias.
oda/amr / fav