Dirigindo-se aos chefes de estado e de governo presentes na reunião, o líder angolano observou que, pela terceira vez, o país está sediando a reunião regional e assumindo a presidência rotativa, o que reafirma o valor que os membros dão ao seu compromisso com as causas da SADC.
Ele instou os participantes a refletirem amplamente sobre as questões que afetam a comunidade e a tomarem decisões que contribuam para o seu crescimento, bem como para o fortalecimento da integração regional.
O tema desta cúpula se concentra na industrialização sustentável e no desenvolvimento inclusivo, tendo o capital humano e financeiro como pilar básico, disse Lourenço, por isso ele enfatizou a importância de aproveitar a experiência de cada país e fazer as melhores contribuições para o sucesso do evento.
A reunião, que está sendo realizada no Hotel Intercontinental em Luanda, acontece em 17 de agosto, conhecido como o Dia da SADC, data de sua criação em 1992. A comunidade inclui Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue e o país anfitrião.
mem/kmg/bm