Em sua aceitação do cargo na 43ª Cúpula da SADC, destacou que a sub-região deve permanecer unida em seu desejo de garantir um ambiente de segurança e estabilidade, fatores fundamentais para o progresso econômico e uma integração mais profunda.
Devemos nos concentrar em nosso potencial e oportunidades, disse ele, e pediu iniciativas destinadas a fortalecer a produção agrícola a fim de alcançar a autossuficiência alimentar.
“Angola procurará desenvolver uma presidência que responda às expectativas dos cidadãos da nossa comunidade”, disse Lourenço, que definiu o rumo da Visão 2050 da SADC.
Entre as prioridades do trabalho de seu país à frente da comunidade, ele listou a transformação tecnológica e industrial, com base no desenvolvimento de competências, no fortalecimento da capacidade financeira e no aprofundamento da integração regional.
Considerou que o treinamento e a qualificação técnico-profissional dos jovens (75% da população da região) são relevantes para esse caminho, a fim de facilitar o acesso ao emprego e garantir o progresso rumo à digitalização das economias.
A questão da mulher e seu papel no desenvolvimento integral foi outro dos pontos importantes da atuação de Angola à frente da SADC mencionados pelo presidente, assim como a diversificação das fontes de financiamento para a implementação de projetos.
Lourenço também mencionou a necessidade de investir em eletrificação e de expandir e interligar as redes rodoviária e ferroviária, além de garantir maiores conexões marítimas e aéreas, para um maior fluxo de comércio e circulação de pessoas.
O maior desafio, sem dúvida, é a segurança na sub-região, não apenas por causa do conflito no leste da República Democrática do Congo (RDC), mas também por causa da luta contra o terrorismo e o extremismo violento na província moçambicana de Cabo Delgado, disse ele.
Em ambos os casos, a SADC desempenhou um papel ativo, enquanto também trabalhará este ano nas eleições na RDC, Eswatini, Madagascar e Zimbábue, como garantidora de sua condução pacífica, livre e justa.
A 43ª Cúpula está sendo realizada a portas fechadas no Hotel Intercontinental em Luanda.
mgt/kmg/mb