O encontro, convocado pelo Ministério do Interior (Minint), sob os auspícios do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), será uma nova oportunidade para fortalecer os laços de colaboração, disse a segunda chefe da Direção de Atenção a Menores do Minint, coronel Luciana Calixtro.
De 27 a 29 de setembro, no Hotel Palco, na capital, os participantes da IV Conferência Internacional de Proteção à Criança desenvolverão debates e trocarão experiências, além de contribuir para a criação de uma cultura de comunicação sobre essas questões, disse ela.
De acordo com Calixtro, a reunião é precedida por três conferências internacionais realizadas na capital cubana, em 2008, 2014 e 2017, nas quais participaram um total de 245 especialistas e peritos de várias latitudes.
Nesta ocasião, o programa científico será desenvolvido em sessões plenárias com intervenções especiais, discursos principais, discussão de artigos, painéis e mesas redondas, e os participantes visitarão centros especializados em proteção infantil.
Temas como o atendimento a crianças e adolescentes no novo Código de Família de Cuba, a prevenção da violência, o tratamento e a proteção de crianças e adolescentes infratores ou vítimas e o impacto das redes sociais, da Internet e da formação integral de menores ocuparão os debates.
Essa conferência faz parte do objetivo do Estado cubano de garantir um ambiente familiar e social que permita o desenvolvimento pleno das novas gerações em uma atmosfera de felicidade, amor e compreensão, conforme estabelecido pela Constituição e pelo sistema legislativo do país, signatário de várias convenções internacionais sobre o assunto, destacou Calixtro.
ro/evm/mb