A notícia seria normal, não fosse o primeiro mergulho de atletas de vários países no Sena, duas semanas após o cancelamento de uma competição de natação em águas abertas devido a problemas de poluição.
No dia anterior, Christophe Rosa, delegado geral adjunto de Paris para o evento de verão programado para julho do próximo ano, havia confirmado o evento-teste, que terá sua versão masculina amanhã e a versão de paratriatlo no fim de semana, com mais de 200 atletas inscritos no total.
A vitória ficou com Beth Potter, da Grã-Bretanha, seguida por Cassandre Beaugrand, da França, que também garantiu sua classificação para o evento nas cinco argolas.
A poluição do Sena está causando preocupação para Paris-2024, mas os organizadores estão tentando tranquilizar o público sobre o problema.
Laurent Moulin, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Aigues de Paris, disse que a qualidade da água é “satisfatória” no momento.
O especialista disse à Franceinfo que, na noite anterior ao evento, as amostras são coletadas para análise laboratorial e os testes em tempo real são realizados a cada 20 minutos.
A principal poluição vem do esgoto despejado no Sena, o que desencadeia a presença de bactérias perigosas, como a Escherichia coli.
jf/wmr/bm