Intitulada Política migratória cubana e atenção aos cubanos residentes no exterior, a palestra foi desenvolvida com base no Memorando de Entendimento sobre Cooperação entre a Academia Diplomática Plurinacional da Bolívia e o Instituto Superior de Relações Internacionais Raúl Roa García, do Ministério das Relações Exteriores da ilha.
Fontes da embaixada cubana no país altiplano informaram à Prensa Latina que os interessados em acompanhar esta conferência na plataforma zoom poderão acessá-la através do ID 892 4328 6300 e do código de acesso 472736. Na véspera, Soberón manteve uma reunião
com compatriotas residentes em Santa Cruz de la Sierra, capital do departamento de Santa Cruz.
“Sempre uma experiência agradável receber o caloroso abraço, a identidade cubana e o desejo de construir o futuro da pátria #JuntosXCuba”, escreveu o diretor em sua conta no Twitter.
O diplomata acrescentou que, entre outros temas de interesse, se discutiu a IV Conferência sobre a Nação e a Emigração, convocada para os dias 18 e 19 de novembro de 2023 em Havana.
O funcionário da Chancelaria da ilha caribenha liderou a delegação que participou nesta quinta-feira da III Rodada de Conversações com a Bolívia sobre questões migratórias.
Uma nota distribuída à imprensa afirma que ambas as partes examinaram o estado do fluxo migratório e avaliaram ações conjuntas.
Tal colaboração visa desencorajar atos ilegais associados a deslocamentos irregulares, foi relatado.
Segundo o texto, durante o intercâmbio as delegações discutiram a importância de garantir viagens regulares, organizadas e seguras.
A representação boliviana foi chefiada por Eva Chuquimia, vice-ministra de Gestão Institucional e Atividade Consular do Ministério das Relações Exteriores do país andino-amazônico.
Uma rodada anterior ocorreu em Havana, em 15 de setembro de 2022.
npg/jpm/ls