Segundo a sua equipa de comunicação, a ex-primeira-dama, que vai para a terceira tentativa consecutiva nesta fase decisiva, vai realizar uma actividade durante a madrugada, sem especificar o local.
Na véspera, Torres visitou Flores, no departamento de El Petén, e Cobán, em Alta Verapaz, onde, diante de centenas de seguidores, prometeu que o Mi Família Progresa e outros programas sociais retornariam em seu governo.
Depois de outras ofertas, como a construção de 500 mil casas em todo o país para quem não tem teto decente, ele semeou a matriz da fraude perante a imprensa.
“Vamos defender o voto e não vamos permitir que nos roubem um, nem as eleições”, disse o candidato, para quem Basket é um assalto à mão armada”, referindo-se a “apreciações” da Procuradoria Especial contra a
impunidade
O chefe daquela entidade do Ministério Público (MP), Rafael Curruchiche, manifestou na tarde desta quinta-feira que existem alguns digitadores pertencentes àquele partido político.
Torres convocou o candidato presidencial do grupo, Bernardo Arévalo, acusado de alegadas anomalias na sua constituição em 2018, a dar a cara, “não quiseram explicar as cinco mil assinaturas falsas”, repetiu.
Há eleições fraudulentas, que foram forjadas no primeiro turno e com certeza têm um patrocinador, alguém que as está patrocinando, que é o que queremos saber, acrescentou.
Arévalo encerrou sua campanha na noite da última quarta-feira, sob o nome de “Festa da Primavera”, diante de milhares de simpatizantes na central Plaza de la Constitución.
Ao meio-dia desta sexta-feira, nenhum partido ou candidato político poderá promover a imagem de sua força, nem dos candidatos aos mais altos cargos do Estado.
Decreto nº 1-2023 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seu artigo 15, estabelece na alínea “e”, além da cessação acima, a publicação de pesquisas na mídia.
Nas 36 horas seguintes e na madrugada de domingo, 20 de agosto, não poderá ser emitida qualquer mensagem que convide a um voto específico a favor de qualquer força política ou candidato.
Não conceder ou oferecer regalias, brindes ou qualquer outra compensação que implique apadrinhamento para fins eleitorais.
A entidade responsável pelo processo de votação nomeou a Unidade de Comunicação Social e a Inspecção-Geral para fiscalizar o cumprimento do encerramento campanha.
Apesar da interferência do MP no processo, cerca de 9,3 milhões de guatemaltecos vão às urnas para eleger o presidente e o vice-presidente da nação.
npg/znc/ls