Esta descoberta notável representa o primeiro uso de uma abóbada de adobe, em uma passagem no sul do Levante, e fornece um elo perdido na história do arco na região, disse o codiretor da escavação, Daniel Master, ao jornal.
O Mestre acrescentou que o cofre é “um ancestral do arco radial de tijolos de barro no Portão de Tel Dan e é um exemplo extraordinário da tecnologia de tijolos de barro da Mesopotâmia”, atual Iraque.
Na arquitetura, um consolo é uma peça estrutural de pedra, madeira ou metal que se projeta de uma parede para suportar um peso sobreposto como suporte.
É uma técnica na qual tijolos em camadas são progressivamente escalonados para dentro para criar um telhado gradualmente afunilado e foi amplamente utilizado na Mesopotâmia, observou o jornal.
Uma passagem de adobe totalmente preservada com este tipo de abóbada em balanço é incomparável. Essas estruturas raramente sobrevivem, disse Mario Martin, codiretor da escavação.
À entrada, os arqueólogos encontraram um vaso intacto da Idade do Bronze Médio entre os restos de cinzas, o que lhes permitiu datar a construção.
npg/rob/ls