Viera disse que espera um aumento de 10% no número de navios que chegam ao país durante a temporada, que começa em 24 de outubro e termina em 29 de abril de 2024.
Foi o que ele disse no IX Encontro Regional de Cruzeiros e Turismo Náutico Fluvial, inaugurado no dia anterior com a presença de autoridades nacionais, gerentes de empresas navais e chefes de portos da região.
O Ministro do Turismo destacou que a última temporada turística foi a mais alta dos últimos oito anos, com a chegada de 187 navios aos portos nacionais, com 320.000 visitantes, que deixaram mais de 16 milhões de dólares em dividendos.
Considerou o desenvolvimento do turismo náutico fluvial além da temporada de verão como um desafio. “Há ideias, há propostas nas quais o governo está trabalhando e também há iniciativas privadas”, disse ele.
Por sua vez, o diretor de Transporte e Obras Públicas, José Luis Falero, referiu-se aos investimentos em infraestrutura nos portos de Montevidéu e Colônia.
Acrescentou que estão sendo planejadas ações para que o porto de Colônia receba navios de cruzeiro e também para a melhoria das instalações do porto de Punta del Este, o principal resort à beira-mar do país.
mem/ool/bm