De acordo com um relatório da Xinhua, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, trocou essas ideias aqui com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Don Pramudwinai.
O chefe da diplomacia da China pediu o aprofundamento da cooperação em vários campos e a aceleração da construção da ferrovia China-Tailândia e das linhas de conexão ferroviária China-Laos-Tailândia.
Da mesma forma, ambos os lados mencionaram esforços conjuntos contra atividades criminosas transnacionais, incluindo fraude de telecomunicações.
Wang Yi reiterou a posição de Beijing em favor da comunidade da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e o apoio ao crescimento econômico desse grupo.
“A China está pronta para trabalhar com os países da ASEAN para acelerar as consultas sobre o Código de Conduta no Mar da China Meridional, lutar pela formação precoce de regras regionais efetivas e substantivas e transformar o Mar da China Meridional em um mar de paz, amizade e cooperação”, disse.
Sobre esta questão delicada para os países da região, o titular instou as nações a se protegerem “contra as forças de fora da região que causam confrontos nos acampamentos e encorajam a mentalidade da Guerra Fria, que minará a paz e a estabilidade conquistada a duras penas”.
Segundo a Xinhua, o ministro das Relações Exteriores tailandês defendeu o fortalecimento do diálogo e intercâmbio com a China, aprofundando a cooperação e promovendo a conexão ferroviária.
Esse país é um dos membros fundadores da Asean através da Declaração de Bangkok em 1967. Para Beijing, o grupo é fundamental para suas aspirações de unidade regional e faz parte de sua área de influência imediata no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota, lançada em 2013.
Sobre o assunto, recentemente a Associação das Nações do Sudeste Asiático e a China defenderam a pronta atualização de medidas comerciais que melhorem a integração econômica regional.
Especialistas preveem um aumento no volume de comércio entre as duas partes para mais de um trilhão de dólares em 2023.
mem/idm/hb