Dedicado nesta ocasião ao escritor italiano Italo Calvino, o evento, que teve início no dia 16 de agosto, incentiva o diálogo cinematográfico entre os dois países através de projeções e espaços teóricos, bem como o Concurso Internacional de Cartazes “Italo Calvino. Um otimista no centenário”. Neste domingo continuam as exibições de filmes daquela nação em exemplares restaurados e estreias da cinematografia italiana contemporânea, nas salas 23 e 12 e Acapulco, respectivamente.
Entre os clássicos restaurados programados para este dia estão os títulos Mamma Roma (1962) e Oito e Meio (1963), que serão exibidos às 14h e 17h, horário local, respectivamente.
Enquanto isso, as produções Le mosche, Inverno, Storia di un violino e del suo albero, Big e Una famiglia serão exibidas no cinema Acapulco.
Segundo informações prestadas, ao longo destes dias foram realizadas reuniões com representantes do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), da Cinemateca Cubana, do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano e do projeto CartelON.
Espaços onde foram abordados planos conjuntos em diversas áreas como relações internacionais, restauração de filmes, atividades a serem realizadas no âmbito do Festival e um projeto editorial sobre a história do cartaz cinematográfico cubano.
Como reflete o site do projeto Orizzonti Hub, um olhar para o futuro está presente neste concurso, abordando o potencial de tecnologias inovadoras e explorando novas linguagens para abrir novas formas de contar histórias.
jcm/amr/hb