A população nas ruas, mercados e eventos onde há aglomeração esqueceu o uso de máscaras, distanciamento e outras ações que trouxeram bons resultados no combate à pandemia em seus momentos mais críticos, segundo a Prensa Latina.
Na última semana, médicos especialistas garantiram na televisão que têm indícios da presença no país da nova subvariante do ômicron EG.5, também conhecida como Eris.
Médicos do setor privado acreditam que a nova subvariante já esteja circulando por aqui, embora careçam de confirmação, disseram, já que caberia ao Ministério da Saúde (Minsal) divulgar os exames de sequenciamento necessários.
Durante sua participação no programa de entrevistas Cara a Cara da Telecorporação Salvadorenha de Televisão, o médico José Navarro disse que nas últimas semanas estão tratando mais casos de Covid-19 em sua nova variante.
Enquanto isso, o infectologista Jorge Panameño alertou para um ligeiro aumento de infectados com o coronavírus SARS-CoV-2 e garantiu que é muito provável que a subvariante Eris esteja por trás desse aumento e que os pacientes que compareceram ao seu consultório com esses sintomas foram submetidos a exames laboratoriais e todos deram positivo para a doença.
Na véspera, o jornal La Prensa Gráfica pôs o dedo na ferida ao publicar relatos de membros do Movimento pela Saúde Doutor Salvador Allende (ALAMES El Salvador) que relataram mortes nos últimos dias por Covid-19.
No entanto, os relatórios oficiais do Minsal indicam que o país não quantifica as mortes pela doença desde o final de janeiro, três idosos.
Só no Hospital Nacional de Santa Ana, segundo os médicos, houve 30 mortes, enquanto no Hospital Nacional de San Miguel se registrou um número semelhante.
A ocultação de informações relativas a óbitos por Covid-19 tem sido uma constante do Governo desde o início da pandemia, precisou fonte citada pela publicação.
Uma investigação do jornal, com base em dados internos do ministério, revelou que entre 31 de março de 2020 e 31 de janeiro deste ano, El Salvador sofreu um total de 15.956 mortes pelo vírus, mas o governo registrou apenas 4.000.
jf/lb/ls