Em sua mensagem até o momento, Guterres pediu um trabalho conjunto para garantir que as vidas perdidas por esses crimes nunca sejam esquecidas.
Prestamos homenagem ao trabalho extraordinário das vítimas e sobreviventes que decidiram usar suas experiências para provocar mudanças, acrescentou.
Com o tema Legado: Encontrar esperança e construir um futuro pacífico, o evento busca conscientizar o mundo sobre o impacto duradouro que o terrorismo tem sobre aqueles que sofreram com ele e homenagear aqueles que perderam suas vidas nesses eventos horríveis.
Nesse sentido, o Secretário-Geral da ONU saudou o lançamento do Projeto Legado, uma iniciativa dedicada a ampliar seus testemunhos e fazê-los serem ouvidos em todo o planeta.
Este dia é também para construir um futuro melhor para todos, insistiu Guterres.
Segundo as Nações Unidas, atos que propagam uma série de ideologias odiosas ferem, prejudicam e matam milhares de pessoas inocentes todos os anos.
Suas vítimas e sobreviventes lutam para que suas vozes sejam ouvidas, suas necessidades atendidas e seus direitos respeitados, mas muitas vezes se sentem esquecidos e abandonados.
mgt/ebr/ls