Organizado pela Associação Hermanos Saíz e pela editora Aldabón de Matanzas, o Prêmio é um dos mais importantes do gênero em Cuba na busca de jovens talentos literários. De acordo com o site www.giron.cu, escritores cubanos de até 35 anos de idade, membros ou não da organização, podem concorrer ao prêmio com um caderno narrativo inédito, com extensão máxima de 80 páginas, espaço duplo e fonte Arial 12.
Os trabalhos serão enviados para o e-mail ahsmatanzas@gmail.com em dois arquivos em formato Word ou PDF com o assunto Prêmio Aldabón, um com o trabalho sob pseudônimo e outro com os dados pessoais do autor (nome e sobrenome, RG, endereço, telefone, local de estudo ou trabalho, e-mail, resumo do currículo e uma declaração juramentada sobre o ineditismo do texto).
Ressalta-se ainda que os trabalhos também podem ser entregues em original e duas cópias sob pseudônimo e em um envelope separado com detalhes pessoais para o endereço Rua Dos de Mayo, entre Contreras e Milanés, número 7922, Matanzas, código postal 40 100.
O prazo para inscrições é até o dia 31 e, após a avaliação dos textos, será concedido um prêmio único e indivisível, que consistirá em um diploma, 10.000 pesos e a inclusão do livro no plano editorial da ediciones Aldabón com o correspondente pagamento dos direitos autorais.
ro/ads/bm